Eficiência no Nado

Por Ben Greenfild

PRESSIONANDO O PULMÃO

A flutuabilidade ideal é alcançada quando os pulmões são pressionados para o fundo da piscina. É a base da natação e a posição que facilita o corpo a ficar reto, mais hidrodinâmico. Pense no seu corpo como uma balança, sendo os quadris a base da sustentação. Pressionando os pulmões para baixo d’água suas pernas subirão, e assim vice-versa. O segredo passa por ai. Se as pernas estiverem para baixo elas irão agir como âncoras, retardando o resto do corpo contra a água. Seja na posição frontal ou lateral, o foco deve ser sempre em manter os pulmões pressionados para baixo, mantendo o corpo mais horizontal possivel. A partir do momento que se acostumar a agir assim, você vai economizar enorme quantidades de energia devido ao menor arrasto e perceber um considerável aumento da sua velocidade.

FINALIZANDO A BRAÇADA

Uma braçada correta e completa deve trazer bem os braços junto ás coxas na finalização da braçada. Diversos nadadores não completam o ciclo da braçada, principalmente na fase final, pela simples razão de tornar o nado mais fácil. Eu garanto que se você praticar a braçada completa irá sentir desconforto na primeira vez que nadar e seus músculos ficarão muito cansados. Porém, após praticar por algumas semanas, seu corpo já estará adaptado e você nadará como um foguete. Um dos segredos para se alcançar a braçada bem rente ao corpo é utilizar a força dos músculos inferiores dos braços.

PÉS

Os pés devem ser agitados logo abaixo da superfície da água. Os pés que ficam muito abaixo da superfície agem como uma âncora, enquanto deixá-los acima da superfície, em contato com o ar, tambem atrapalha o nado. Sabemos que o ar produz resistência, por isso causa desperdício de energia. Pense em fazer pequenas bolhas com os pés durante os movimentos. Como os triatletas não devem desperdiçar preciosos armazenamentos de glicogênio nos músculos das pernas durante a natação, um baixo esforço nos movimentos dos pés será suficiente para manter os pés ancorados para cima.

POSIÇÃO DA CABEÇA

Se estiver em uma posição de descida da natação, apenas um movimento com a cabeça irá afundá-lo. Se você praticar a ação de pressionar os pulmões para baixo, consequentemente, a sua cabeça ficará em baixo da água. Se sua cabeça e tronco estiverem altos, a tendência é que seu pé afunde. Repetindo: a flutuabilidade é fundamental para a eficiência da natação.

COTOVELOS

Imagine que seu cotovelo esteja anexado por um barbante (como um fantoche) que está sendo puxado para fora da água no momento de recuperação da disputa. A total recuperação do cotovelo é muito importante no open water, onde um braço parcialmente submerso o deixará muito cansado devido ao aumento do esforço.

RESPIRAÇÃO

Para uma respiração equilibrada, atente-se para deixar o mínimo possivel a cabeça fora da água quando respirar. A melhor maneira de entender é se imaginar fumando um cigarro, o que significa para triatletas não-fumantes que o sopro vem de fora, da parte superior da boca, enquanto a parte inferior se mantém dentro da água. Ao praticar esse método de respiração você poderá engolir um pouco d’água, mas a longo prazo, irá resultar em uma melhora na sua natação.

PALMA DAS MÃOS

Para conseguir uma otimização na tirada das mãos da água, mantendo, simultaneamente, uma parte de movimento livremente na água a palma das mãos deve estar mais elevada do que os dedos durante a fase de recuperação da braçada. Cada mão é diferente, então experimente todos os ângulos possíveis até conseguir uma posição que possibilite uma maior velocidade. Um erro comum que costumo ver quando a palma da mão está elevada é o bloqueio do cotovelo. Nunca tente acertar o braços quando estiver perto do final da prova, pois você perderá velocidade no esforço contra a água.

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